Blog da UnP
Veja uma lista com 9 palavras que são as chaves para entender sobre a graduação em educação física e dados animadores sobre o mercado

Graduação em Educação Física: um glossário para guiar você!

Veja uma lista com 9 palavras que são as chaves para entender mais sobre o curso de educação física e dados animadores sobre o mercado

Veja uma lista com 9 palavras que são as chaves para entender sobre a graduação em educação física e dados animadores sobre o mercado
Veja uma lista com 9 palavras que são as chaves para entender sobre a graduação em educação física e dados animadores sobre o mercado

GRADUAÇÃO TRADICIONAL 

É a forma clássica e presencial para se formar no graduação em Educação Física. Ele contém duas opções, bacharelado e licenciatura (entenda mais sobre elas um pouco mais a frente), ambas com duração de 8 semestres. Confira mais informações sobre clicando aqui. 

 

GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL 

Essa é outra opção de modalidade para realizar o curso. Ela combina atividades presenciais e digitais e oferece flexibilidade de horários que ajudam na rotina corrida do estudante.  Saiba mais sobre clicando aqui.

 

ENSINO DIGITAL 

É a alternativa para realizar a graduação em Educação Física de forma online. As atividades teóricas são todas executadas de forma digital, enquanto as atividades práticas podem ser realizadas nos diversos pólos da UnP. Descubra mais sobre clicando aqui. 

 

O QUE É UM CURSO DE LICENCIATURA? 

É a opção do curso que possibilita ao profissional trabalhar exclusivamente como professor em escolas do ensino básico, fundamental e médio.  

 

O QUE É UM BACHARELADO? 

É a formação que proporciona ao profissional trabalhar com atividades esportivas e não-esportivas, após terminar a graduação em Educação Física. O profissional formado nesse curso pode trabalhar em locais como academias, clubes, spas, hotéis, entre outros. 

 

OPÇÕES PARA TRABALHAR COM EDUCAÇÃO FÍSICA 

Amplo! É o que podemos dizer sobre o mercado de atuação para quem é formado nem educação física. Dependendo da formação como licenciatura ou bacharelado, o educador físico pode trabalhar em cargos nas áreas da saúde, ensino, bem-estar e até empreendedorismo. Veja opções de locais para trabalhar com educação física: 

 

O bacharel pode trabalhar em: 

  • Clínicas e hospitais, desenvolvendo programas de tratamento e reabilitação
  • Condomínios, centros comunitários, clubes sociais e academia
  • Programas de saúde pública
  • Unidades de pesquisa, desenvolvendo projetos de investigação científica
  • Organizações públicas e/ou privadas, promovendo e organizando eventos esportivos
  • Clubes esportivos
  • Escolas de dança
  • Organizações dedicadas à saúde da terceira idade
  • Consultórios de avaliação física
  • Academias de ginástica e musculação
  • Prescrição e desenvolvimento de treinamento individualizado, comopersonaltrainer 

 

O licenciado pode trabalhar em: 

  • Docência em instituições educacionais, da Educação Básica ao Ensino Superior
  • Coordenação de setores esportivos em instituições de ensino
  • Unidades de pesquisa, desenvolvendo projetos de investigação científica
  • Iniciação esportiva
  • Escolas de dança
  • Clínica especializada em distúrbios de aprendizagem e áreas afins
  • Projetos sociais na formação do aluno

 

TRABALHO EM ESCOLAS COM EDUCAÇÃO FÍSICA 

É um campo de trabalho interessante para quem faz Educação Física, já que o ensino da disciplina é obrigatório na educação básica. Segundo o Censo Escolar 2020, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil contava, até a época, com 179.533 escolas de educação básica. 

 

CONCURSO PÚBLICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 

A carreira pública oferece diversas oportunidades de atuação para o professor de educação física. Além das escolas, há possibilidade de conseguir vagas no exército, em prefeituras, fundações e órgãos públicos, entre outros. 

 

CARREIRA NO ESPORTE COM EDUCAÇÃO FÍSICA 

Além da atuação como treinador, professor, o profissional formado na graduação também pode atuar nas atividades esportivas como árbitro e preparador físico, por exemplo.  

 

Mas afinal, a graduação em Educação Física vale a pena? 

Confira algumas estatísticas relacionadas ao mercado da área que mostram o quanto vale a pena investir na carreira: 

 

4ª POSIÇÃO 

É o lugar em que o Brasil ficou no ranking relativo ao número de clientes do mercado fitness em 2019. São 9,6 milhões de pessoas, de acordo com o IHRSA.  

 

2,1 BILHÕES 

Foi o valor movimentado pelo mercado fitness no Brasil, em 2019, segundo o IHRSA. No continente americano, nosso país fica apenas atrás de Estados Unidos e Canadá. 

 

88% 

É o número de reativações de assinaturas, realizadas até Agosto de 2021, por clientes de academias que haviam desistido durante o período da pandemia. O dado é de um levantamento da startup de gestão de fitness Tecnofit.   

 

2º LUGAR 

É a posição que o Brasil ocupa no ranking de países com mais academias no mundo. São quase 35 mil unidades oficiais, segundo o levantamento do Global Report 2019, realizado pelo International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) 

E aí, o que achou das informações sobre o curso de Educação Física? Está pensando em fazer essa graduação? Comente aqui embaixo e participe do nosso blog 😉 

 

Aproveite também para dar uma olhada nestes dois posts: Educação física: saiba mais sobre o curso e Curso de Educação Física: Guia de Carreira. Com certeza, eles ajudarão você a se informar ainda mais sobre essa carreira.

Luca Contro

Comentar