Blog da UnP
Confira os mMelhores podcasts sobre mercado de trabalho e aprimore sua carreira

Melhores podcasts sobre mercado de trabalho: reunimos 6

Fizemos uma seleção dessas produções digitais de áudio, que falam sobre carreira, estágio, trainee e profissões, entre outros assuntos

Não há dúvidas: podcasts são tendência para se informar e até estudar. Segundo levantamento do Kantar Ibope Media, 57% dos brasileiros passaram a ouvi-los durante a pandemia. Por isso, reunimos aqui 6 dos melhores podcasts sobre mercado de trabalho.

Assim, você pode unir o útil ao agradável e reunir informações que podem ajudar em um processo seletivo, uma entrevista de emprego e na vida profissional, em geral. Afinal, é sempre uma boa estar cada vez mais preparado, não é?

Mas antes de conhecê-los, que tal entender um pouco mais sobre essas produções digitais de áudio? Separamos abaixo alguns pontos interessantes que ajudam você a compreender o significado e a relevância dos podcast. Dê uma olhada:

Confira os melhores podcasts sobre mercado de trabalho e aprimore sua carreira
Confira os melhores podcasts sobre mercado de trabalho e aprimore sua carreira

 

O que significa podcast?

A palavra surgiu do inglês, a partir da junção de iPod, o famoso player de música da Apple, com “broadcast”, termo que em português significa transmissão.

A criação do conceito que hoje está por trás dessas produções é atribuída a Adam Curry, ex-apresentador da rede de TV americana MTV. Juntamente com o desenvolvedor de softwares Dave Winner. 

Eles foram os responsáveis por criar, em 2004, uma plataforma digital chamada iPodder. Esse programa disponibilizava downloads de transmissões da Internet para iPods.

 

O que são podcasts?

Em resumo, são programas de áudio que podem ser baixados online ou escutados por meio de aplicativos de streaming. Eles podem ter diferentes formatos, mas costumam apresentar entrevistas, notícias e comentários sobre assuntos variados.

 

Por que é interessante ouvir podcasts?

É possível usá-los para se atualizar, estudar e também para se divertir, por que não? E o mais interessante é que você pode ouvi-los quando quiser. No ônibus, em casa, antes de dormir. 

Afinal, você pode acessá-los direto do celular, seja ele aparelho com sistema Android ou iOS. É uma excelente forma para relaxar e otimizar seu tempo enquanto absorve informações.

Além disso, há um grande número de podcasts, cada um sobre um assunto e com um público diferente. Com certeza, você vai encontrar algum que combine mais com seus hobbies, rotina ou com a carreira que pretende seguir, por exemplo.

E quantidade para encontrar um que goste não falta. Segundo o mecanismo de busca especializado Listen Notes, há 182.450 podcasts produzidos no Brasil. 

 

Onde posso encontrar os melhores podcasts?

Como mencionamos, eles estão disponíveis nos serviços de streaming de áudio. Alguns exemplos são: Spotify, iTunes, Deezer, Amazon Music, SoundCloud, Apple Podcasts e Google Podcasts.

 

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre podcasts e porque é vantajoso ouvi-los, vamos para a seleção com 6 dos melhores podcasts sobre mercado de trabalho. Confira:

 

1. VTCast: Vida Trainee

Produzido já há 10 anos e com programação semanal, como o nome mostra bem, é direcionado para quem está em busca de estágio ou trainee.

Para isso, traz dicas para que jovens “conheçam e explorem os diferentes caminhos e possibilidades em suas carreiras”. Além de entrevistas sobre o tema. 

Criado pela especialista em programas de entrada para jovens talentos, Cíntia Reinaux, conta também com site e faz divulgação de vagas. Acesse.

 

2. Frila Podcast

Este aqui trata do mercado e de dicas para freelancers, o termo usado para designar o profissional autônomo que presta serviços para empresas de forma independente e sem o vínculo de trabalho tradicional.

O programa é apresentado pelo ilustrador e designer, Lucas Gini, o programa traz entrevistas com profissionais freelancers e autônomos de várias áreas, mostrando como eles lidam com diversos aspectos desse formato de carreira.

Vale lembrar que os chamados frilas, são uma alternativa interessante para universitários e pessoas que estejam procurando entrar numa outra área. Além de ser uma saída para adquirir renda extra. Conheça.

 

3. Foras de Série

Podcast surgido em 2014, a partir do InfoMoney, site especializado em mercados, investimentos e negócios. E traz “entrevistas com personalidades e empreendedores que já tiveram grandes conquistas na vida”. Como, por exemplo, gestores e CEOs de grandes empresas.

Alguns dos entrevistados, foram: Luíza Helena Trajano, da Magazine Luíza; Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica; Karan e GP da banda Atitude 67; Antonio Tabet, o Kibe do Porta dos Fundos e do My News; e Renato Albani, influenciador e humorista de standup comedy. Saiba mais

 

4. Lições de Max Gehringer

O escritor e professor que dá nome a essa produção, traz dicas e informações sobre gestão de negócios e carreira. Cada episódio tem duração bem curta: dois minutos. Tudo separado por temas, como se fossem séries. 

Sendo assim, é um ótimo meio para economizar tempo e se aprimorar. Alguns exemplos dos assuntos tratados são: avaliação de equipe, comportamento e ética no mundo corporativo. Acesse

 

5. exame.carreiras

Este é o podcast da revista de mesmo nome, apresentado pela jornalista Luísa Granato. 

E reúne entrevistas com “profissionais de destaque, CEOs, empreendedores e especialistas de recursos humanos sobre suas jornadas de carreira”. 

Além da participação de convidados, a produção também traz dicas em episódios com temática específica. E aborda assuntos como: “Como crescer se a empresa não investe em mim?”, “Como reinventar a carreira aos 50 anos?” e “As habilidades do futuro para aprender hoje”. Veja mais.

6. Guncast

Apresentado pelo palestrante e professor de criatividade, Murilo Gun, traz “insights aletórios”, sobre assuntos que vão desde de empreendedorismo e inovação, até originalidade, gestão e tempo.

Além disso, também traz a participação de diversos convidados para tratar de assuntos relacionados aos temas principais da produção. Conheça.

E aí, o que achou da nossa lista com os melhores podcasts sobre mercado de trabalho. Conhece algum outro que ache interessante? Comente aqui embaixo e contribua com o nosso blog. 

Aproveite também para dar uma olhada nestas duas outras seleções que fizemos: Spotify: 7 Podcasts de Medicina e Spotify: 7 podcasts para estudar para o vestibular.

Luca Contro

Comentar