Blog da UnP
Podcasts para estudar para ENEM

Spotify: 7 podcasts para estudar para o vestibular

Os podcasts tornaram-se uma das formas mais simples e rápidas de consumir informação a qualquer hora e em qualquer lugar.  Por isso, não é surpresa nenhuma que esse tipo de mídia digital em áudio virou o queridinho de milhões de brasileiros, e principalmente dos estudantes que prestarão o vestibular.

Esse período de vestibulares e ENEM é muito importante para transformar o futuro de milhares de estudantes que estão buscando construir uma carreira profissional. E os podcasts para estudar para os vestibulares são excelentes aliados nessa jornada, justamente por transmitirem informações importantes de forma eficaz e fácil.

Portanto, se você é estudante e vai prestar o vestibular ou o ENEM esse ano, desenvolvemos esse conteúdo para ampliar ainda mais os seus conhecimentos. E para potencializar o seu desenvolvimento na redação, não deixe de conferir como se preparar para a redação do vestibular

Agora sim, vamos à lista com 7 podcasts para estudar para o vestibular e aproveitar melhor o seu tempo com uma rotina de aprendizagem mais leve, porém muito eficiente. Vem conferir!

1. Xadrez Verbal

O podcast Xadrez Verbal é produzido com a ideia de que nem sempre se tem tempo para acompanhar o que está rolando pelo mundo, mas que é necessário entender os principais acontecimentos do nosso planeta.

Por isso, o Matias Pinto recebe toda semana o historiador Felipe Figueiredo para debater as principais notícias e questões sobre política nacional e internacional, Ciências Humanas, História da Humanidade sempre com análises embasadas e críticas aprofundadas.

É fundamental que estudantes se mantenham informados sobre o que está acontecendo no Brasil, afinal, nada impede que algum acontecimento se torne tema para redação ou uma questão na prova.

Portanto, invista um tempo para acompanhar os episódios do podcast Xadrez Verbal, que são divulgados toda sexta-feira, e você consegue ficar atualizado sobre tudo que está acontecendo em menos de uma hora.   

2. Projeto Redação

Já o podcast Projeto redação tem o propósito de abordar questões sociais e polêmicas que estão rolando na mídia. São mais de 100 episódios e o canal sempre apresenta convidados diferentes para discutir os temas selecionados, utilizando como base dados históricos e estatísticas.

O fato desse canal sempre trazer convidados diferentes possibilita que você conheça diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema. Além disso, o podcast vai contribuir muito para que você desenvolva seu repertório sociocultural e de ideias, e compreenda os últimos acontecimentos.

Outra característica muito legal desse podcast é que eles dedicam um tempo para explicar sobre estrutura de texto dissertativo e algumas dicas para ir bem na redação do ENEM. 

3. Presidente da Semana

Amantes de história, preparem o fone de ouvido, porque o podcast Presidente da Semana vai ser uma verdadeira aula! Esse canal é produzido e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vizeu, que atua no jornal Folha de São Paulo.  

O podcast tem 29 episódios, e apresenta a história de todos os presidentes do Brasil, desde o Deodoro Fonseca até o ex presidente Michel Temer, ou seja, desde a época que foi implementado o presidencialismo no Brasil, até a atualidade.

Além de contar a história dos presidentes, Rodrigo Vizeu também pontua todo o contexto histórico que o país estava vivendo na época. Então, se você está precisando dar uma reforçada nas aulas de história, esse podcast é uma excelente opção! 

4. Nerd Cursos

Se você pensou que só ia rolar podcast para áreas de humanas, você se enganou. O podcast Nerd Cursos é produzido pelo professor Marco Nunes, e tem mais de 100 episódios abordando questões de física, Química e Biologia.

E aí, está precisando revisar conteúdo dessas áreas para o vestibular? Então, aproveita muito esse podcast porque o Marco tem todo o cuidado de abordar nos episódios as questões que mais caem nos vestibulares. 

5. Aprenda Inglês com Música

É isso mesmo, você não leu errado! A proposta do podcast Aprenda Inglês com Música é realmente aprender inglês vendo letras de músicas internacionais. Fala sério, não poderia ser melhor, né?

A teacher é a Milena, e ela utiliza letras de músicas que estão em alta ou foram muito famosas para ensinar inglês. Além dela traduzir as letras dessas músicas, ela aproveita para ensinar gramática e pronúncia.

SENSACIONAL né? Mas calma, porque não acaba aí não! A Milena também disponibiliza uma biblioteca contendo vários PDFs com todo o conteúdo de todas as aulas. E o melhor de tudo: de graça! É disso que estudante gosta não é mesmo?!

6. SciCast

Agora que você já ficou mais feliz com dica de aprender inglês com música, vamos voltar os estudos para área de Ciências Exatas e Naturais, porque também tem dica muito boa!

Vale investir no SciCast, um podcast em que o apresentador utiliza situações do dia-a-dia para ensinar matemática, química e física de forma bastante didática. Uma excelente opção para galera que está precisando de uma forcinha extra em exatas! 

7. Resumov

E para encerrar a nossa lista de 7 podcasts para estudar para o vestibular, não poderia faltar o Resumov, um podcast especial para quem está estudando para o vestibular. Isso, porque o podcast Resumov tem um conteúdo totalmente dedicado para dar dicas para passar nos vestibulares.   

Agora que você já tem os principais podcasts para estudar para o vestibular, o que você acha de estudar assistindo filmes? Gostou da ideia? Temos uma lista especial para os vestibulando com 12 filmes que vão te ajudar no vestibular. Aproveita e compartilha com a galera da sua sala, assim vocês podem discutir sobre os filmes juntos!

Não deixe de acompanhar o blog da UnP e fique sempre atualizado sobre o mundo universitário!?

Paloma Silva

Comentar