Blog da UnP
O que é Serviço Social? Saiba mais!

O que é serviço social? Descubra agora!

Confira informações sobre essa graduação, mercado de trabalho, salário e outro detalhes

Está pesquisando sobre uma faculdade e quer saber o que é serviço social? Preparamos este texto exatamente para responder às principais questões sobre essa área!

A primeira coisa importante para você saber é que esse é um termo que designa tanto uma profissão, quanto o curso de graduação feito por quem quer seguir nessa carreira. Ofício que, aliás, é regulamentado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

De acordo com uma pesquisa divulgada pela entidade, existem 200 mil assistentes sociais registrados em cada um dos 27 conselhos regionais de cada estado. Ainda segundo o órgão, a maioria dos profissionais da área são mulheres, pouco mais de 90%.

Está pronto para ter a resposta sobre essa profissão? Veja essa e outras respostas logo a seguir:

O que é Serviço Social? Saiba mais!
Serviço Social: saiba mais sobre essa graduação!

 

O que é Serviço Social

Trata-se da profissão, vinculada ao campo das Ciências Sociais Aplicadas, que envolve o planejamento e acompanhamento de projetos sociais dos mais variados tipos. Visando sempre proteger, solucionar conflitos e promover bem-estar aos grupos sociais mais desfavorecidos.

Segundo o Conselho Regional do Serviço Social Goiás, o significado da profissão está na compreensão das “desigualdades sociais, econômicas, políticas, culturais e nas suas manifestações na pobreza, violência, desemprego e, sobretudo na concentração de renda”.

História do Serviço Social

As instituições de ensino de Serviço Social surgiram em 1930 no Brasil. Na época, o país vivia os reflexos da industrialização e expansão capitalista. Então, especialmente durante o governo Vargas, surgem as preocupações relacionadas aos movimentos sociais e questões trabalhistas.

A partir daí, há a criação de organismos reguladores ligados a esses assuntos, por meio do órgão na época chamado de Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Depois, já nas décadas de 1940 e 1950 foi regulamentada no país a Lei nº 3252, que reconheceu a importância da profissão.

Mais recentemente, em 1993, foi instituído um novo Código de Ética para o ofício. O documento trata do projeto para a atividade, comprometida com a democracia e o acesso aos direitos sociais, civis e políticos.

O que se faz em Serviço Social

O assistente social é um profissional que atua com a missão de combater as mais diversas desigualdades da sociedade. Para isso, analisa, acompanha e propõe soluções para melhorar as condições de vida de grupos desfavorecidos. Sejam eles formados por crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Quem trabalha na área desenvolve, analisa e coordena a execução e planos que buscam integrar o indivíduo na sociedade. Estando envolvido em projetos ligados à saúde, política, previdência, cultura, saúde, entre outros.

Além disso, também é responsável por orientar a respeito de direitos e informações para os grupos fragilizados. Outra possibilidade é o trabalho de pesquisa da realidade social, envolvendo coleta de dados, criação de laudos e elaboração de estudos também fazem parte da rotina de quem se especializa nesse campo.

Serviço Social EAD

Você sabia que o curso de Serviço Social também está presente na modalidade digital? Isso mesmo, essa graduação também pode ser realizada à distância!

E essa modalidade soma diversas vantagens.Entre elas, a autonomia é uma das principais. Já que o aluno tem a possibilidade de estabelecer os próprios horários para estudar.

Além disso, também é possível realizar as atividades do curso.no lugar em que quiser. Bastando que haja conexão com a internet e um notebook, tablet ou smartphone.

Por último, também é importante destacar outro fator interessante dos cursos online: a economia. Quem opta por esse formato também corta gastos com deslocamento e alimentação, por exemplo.

Vale lembrar que esse cursos EAD exige a realização de estágios obrigatórios, além da entrega de um trabalho de conclusão de curso, o chamado TCC. Dessa forma, para concluir a formação, é necessário também passar por essas etapas.

Quais são as disciplinas do curso de Serviço Social

De maneira geral, o curso apresenta matérias introdutórias ligadas aos campos da filosofia, sociologia, história, psicologia e antropologia. Confira alguns exemplos:

  • Fundamentos Filosóficos do Serviço Social
  • Matrizes Clássicas do Pensamento Sociológico
  • Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I
  • Psicologia Social
  • Antropologia e Cultura Brasileira

Conforme o curso vai se desenvolvendo, passam a aparecer disciplinas mais específicas, ligadas ao entendimento e à prática diária da profissão. Veja outros exemplos:

  • Práticas em Serviço Social
  • Direitos Humanos e Serviço Social
  • Políticas Sociais
  • Serviço Social e Processo de Trabalho
  • Gestão e Planejamento em Serviço Social
  • Serviço Social e Seguridade Social
  • Pesquisa em Serviço Social
  • Saúde Coletiva

Mercado de trabalho em Serviço Social

Quem vai exercer a profissão pode trabalhar em órgãos públicos, empresas privadas e em organizações não governamentais (ONGs).

Algumas áreas de atuação para o assistente social são: seguridade social, assessoria e consultoria empresarial, proteção à criança e ao adolescente, saúde e educação.

Confira alguns exemplos de áreas possíveis para esse campo de trabalho:

  • Terceiro Setor, em instituições que envolvem habitação, meio ambiente, atividades culturais e outros temas sociais
  • Empresas e consultorias que visem a captação de recursos e elaboração de projetos sociais
  • Empresas que realizam programas para gerir os impactos de atuação em determinada população
  • Pesquisa acadêmica e docência
  • Órgãos públicos, para a formulação e gestão de políticas públicas

Salário em  Serviço Social

De acordo com o site Vagas.com, o salário médio para um assistente social é de R$ 2.813,00. Vale ressaltar que a remuneração depende do local e tempo de experiência. Dessa forma, de acordo com o mesmo portal, o valor pode chegar a R$3.513.

E aí, agora que você já sabe mais sobre o assunto, deixe sua opinião sobre a graduação e o mercado de trabalho. Está pensando em cursar?

Aproveite também para dar uma olhada nestes dois posts: Confira carreiras para quem ama Políticas Sociais e Cursos para seguir carreira pública.

Luca Contro

Comentar