Blog da UnP
Dicas para TCC

TCC sem pânico: dicas para escolher o tema ideal

O curso vai chegando ao fim e o famoso TCC (sigla para Trabalho de Conclusão de Curso) é o pesadelo de muita gente. No entanto, não é preciso entrar em desespero. Mesmo que pareça um pouco difícil no começo, a sensação de dever cumprido no final sempre compensa. 

 

Dicas para TCC
Dicas para TCC

Para fechar com chave de ouro sua jornada na universidade, concluir o TCC é tarefa primordial. Esse trabalho significa o encerramento de um ciclo muito importante na sua vida e o começo de outro, como uma pós ou Segunda Graduação. Afinal, você está se formando e prestes a dar o start em sua vida profissional. 

Nesse post, te ajudaremos a escolher o tema ideal para seu projeto e conclui-lo sem traumas. Portanto, separe um tempinho, anote todas as dicas e esteja no ponto para começar!

Dicas para começar (e terminar!) seu TCC sem desespero

  • O tema é importante

Essa parece uma dica óbvia, mas muita gente esquece. Na vontade de falar sobre algo em voga ou por pressão de amigos ou dos professores, muitos alunos acabam escolhendo um tema que não gostam ou não tenham muito conhecimento. 

Mas vale a pena ter em mente que o Trabalho de Conclusão de Curso ocupará bastante do seu tempo. Por isso, escolher um tema que faça sentido e seja legal para você é fundamental, afinal, não tem nada mais chato do que trabalhar com algo de que você não gosta. 

  • Faça uma lista

Se houver vários temas nos quais você tenha interesse, vale a pena montar uma lista e colocar os prós e contras de cada item. Assim, você consegue visualizar quais seriam mais fáceis ou gratificantes de serem feitos e vai eliminando aqueles que não são assim tão interessantes para você.

  • Leia outros TCCs

Vale pegar trabalhos já feitos, mas apenas como inspiração. Nunca, jamais, de forma nenhuma copie a ideia de nenhum e corra o risco de cair no famoso plágio! Esse é um caso que fere a ética profissional e você não quer começar sua vida profissional com uma situação dessas, não é? Fique ciente de que cada trabalho tem que ter a sua relevância e o seu também terá!

  • Complete um trabalho já feito

Você fez um trabalho durante o seu curso e amou? Que tal conversar com o seu orientador sobre aquele tema especial? Às vezes, há a possibilidade de aumentá-lo ou pensar em outras perspectivas que poderão ser abordadas em um trabalho maior, como é o caso do TCC!

  • Assista a banca de outros TCCs

Normalmente, as universidades oferecem a possibilidade de assistir às bancas dos trabalhados já feitos. Esta é uma excelente alternativa para que você possa conhecer temas nos quais tenha maior afinidade e ajudar na sua decisão.

  • Converse

Vá a campo, chame seus professores e bata um papo. Conte a eles suas ideias e dúvidas; assim, com toda certeza, eles terão ótimos conselhos para clarear suas ideias.

  • A importância de ir a campo

Pesquise sobre o seu tema de interesse, procure artigos e profissionais da área. Quantos mais informações você tiver sobre uma área ou assunto, mais fácil será a decisão.

  • Fique de olho no tempo

É importante conhecer os prazos das entregas, pois não adianta pensar em fazer algo que necessitaria de muitas ferramentas para sua execução. Se o tempo está curto, escolha um tema que tenha muito material e fontes de conhecimento mais acessíveis.

  • Seja objetivo

O tema deve estar relacionado à sua área, além de ser específico. Um TCC não pode falar de várias coisas ao mesmo tempo. Por isso, foque no recorte de um assunto e trabalhe nele o máximo possível.

Dicas para TCC
Dicas para TCC

Após todas essas dicas, será mais fácil fazer suas escolhas. Não deixe de conferir o edital de TCC da Universidade Potiguar. Com ele, você poderá tirar algumas dúvidas sobre o que a banca espera do seu trabalho de conclusão de curso.

Há muita coisa para combinar, mas mantenha a calma e confie em si mesmo. Ficar muito ansioso ou nervoso é um dos piores obstáculos para fazer um TCC excelente. Lembre-se que você se esforçou tanto e é capaz.

E você, já decidiu qual será o tema do seu TCC? Conta para a gente!

Heloísa Campos

Comentar