Blog da UnP
Podcasts sobre psicologia: confira os 4 melhores

Podcasts de Psicologia: conheça os 4 melhores

Escolhemos 4 produções para você entender mais sobre a área, atuação profissional dos psicólogos e saúde mental em geral

Quer iniciar carreira como psicólogo, já está na área ou gosta da temática saúde mental? Reunimos uma lista de Podcasts de Psicologia para curtir e se informar mais sobre o assunto.

Afinal, a gente sabe que cada dia está mais corrido para conseguir estudar e se atualizar. E essas produções em áudio são ótimas para obter informações de maneira rápida e dinâmica.

Mas antes de partir para a nossa lista e sugestões com 4 Podcasts de Psicologia, que tal entender um pouquinho mais sobre esses programas em áudio transmitidos pela internet. Vamos lá?

Podcasts sobre psicologia: confira os 4 melhores
Podcasts sobre Psicologia: confira os 4 melhores

O que é podcast?

São produções em áudio que podem ser baixadas online ou escutadas por meio de aplicativos de streaming ou sites. Como, por exemplo: Spotify, Deezer, Amazon Music ou Apple Music.

Esses programas podem ter diversos formatos e os conteúdos veiculados ficam livres para que as pessoas ouçam quando quiserem. Bem prático, não é verdade?

 

Para que serve um podcast?

Esses programas podem ter inúmeras funções e benefícios. Mas uma das principais é disseminar informações, juntamente com entretenimento.

Quem é ouvinte de podcasts pode usá-los para escutar notícias, curtir entrevistas, reunir dicas práticas, estudar ou simplesmente se divertir.

Ah, e os podcasts são um sucesso cada vez maior, viu? É o que aponta um relatório do serviço de streaming de áudio Deezer. De acordo com a empresa, o número de ouvintes desses programas cresceu 24% em 2021. Enquanto o número de produções veiculadas teve aumento de 32%.

 

Quais as vantagens de ouvir podcasts?

Separamos abaixo alguns benefícios de ouvir as produções digitais em áudio. Confira:

Encontrar conteúdo direcionado

Como dissemos anteriormente, há uma infinita variedade de temáticas tratadas pelos podcasts. Por isso, cada programa agrada um público, perfil e estilo de vida diferentes.  Isso garante que você muito provavelmente encontrará um que seja a sua cara!

 

Possibilidade de rever quantas vezes quiser

Ao contrário de muitos programas de rádio ou até de televisão, por exemplo, os arquivos de podcasts ficam salvos. Isso significa que se você não tiver absorvido alguma informação, por exemplo, pode ouvir de novo.

 

Chance de aprender enquanto descansa

Os podcasts são uma ótima maneira de estar mais envolvido com um determinado tema. É possível introduzir o hábito em diversos momentos e fica mais fácil obter informações de uma maneira mais lúdica e sem que exija atenção plena no assunto.

Afinal, é possível escutar enquanto você realiza diversas outras tarefas ou enquanto relaxa. Tudo de acordo com o tempo que tiver livre, contando com total conforto e fácil acesso.

Quais são os melhores podcasts de Psicologia?

Confira abaixo os 4 podcasts que selecionamos:

 

NEW ME

Esta produção é apresentada pela psicóloga Louise Madeira, profissional com mais de 40 anos de atendimentos terapêuticos. Além de especialista em Terapia Familiar e de Casais, Sexualidade Clínica, Psicologia da Saúde e Psico-Oncologia, entre outros temas.

Com escutas transformadoras, este podcasts traz falas terapêuticas, ou seja, breves reflexões para falar sobre a vida cotidiana, formuladas a partir das percepções clínicas da autora.

 

Esquizofrenoias

Aborda temas relacionados à saúde mental de maneira leve, descontraída e sem tabus. Cada episódio é apresentado pela jornalista e radialista Amanda Ramalho, que convive com ansiedade social, depressão e transtorno bipolar desde muito nova.

 

Zencast

É o podcast da empresa de terapia online Zenklub. Liderado pela jornalista Izabella Camargo, o programa traz entrevistas com convidados toda terça-feira. O objetivo é oferecer ideias inspiradoras sob diferentes pontos de vista, com o objetivo de criar reflexões sobre a saúde mental.

 

Bom dia, Obvious

Essa produção é apresentada por Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa da agência Obvious. E traz convidadas para conversas abertas sobre assuntos do universo feminino. Entre eles: saúde mental, além de outros, como autocuidado, carreira, autoestima, novas curas, relacionamentos.

E agora vamos à pergunta que não poderia faltar. Você ficou interessado em ouvir a nossa lista de podcasts de Psicologia? Está interessado na área? Comente aqui embaixo.

Aproveite também e separe um tempinho do seu dia para conferir estes outros dois posts interessantes do nosso Blog: Podcasts: 5 sugestões para estudar, aprender e se atualizar! e Melhores podcasts sobre mercado de trabalho: reunimos 6.

Jessica S. da Silva

Comentar