Blog da UnP
Saúde Mental Importa

A importância da Saúde Mental durante a universidade

Entenda a relação entre saúde mental e desempenho universitário

Durante o período na universidade é comum as pessoas deixarem a saúde mental de lado. A vontade de se formar na carreira dos sonhos é tanta, que as pessoas acabam anulando o autocuidado e dando prioridade somente a vida profissional e ao crescimento universitário. 

No entanto, o que muitos não sabem é que ao fazer isso, você pode afetar o seu desempenho. Ao esquecer de dar prioridade a sua saúde física e mental, você não está fazendo algo positivo para o seu desenvolvimento, mas sim, negativo. 

O que é saúde mental? 

A saúde mental é um termo que está relacionado à forma que o ser humano reage a vida. Por exemplo, você já parou para pensar nas suas atitudes quando se tem um problema, por mínimo que seja? 

Ao pensar na saúde mental, você está se referindo ao seu próprio bem-estar quando precisa desenvolver suas habilidades pessoais. É a forma que o indivíduo organiza seus desejos, capacidades e objetivos. 

Não levar isso em consideração pode desencadear em doenças como depressão, ansiedade, alcoolismo e estresse. Você sabia que no Brasil, cerca de 10% da população brasileira tem depressão? 

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. 

Confira abaixo duas dicas que a Psicóloga, Jéssica Severiano, colaboradora do time de marketing da Ânima Educação, dá para os universitários cuidarem mais de sua saúde mental. 

  1. Qual é o seu conselho para quem está na universidade manter a saúde mental em dia?

Os estudantes podem ter um acompanhamento psicoterapêutico durante essa fase da vida é um grande diferencial, invistamE também dedicar um período do dia para fazer coisas que gostaque vão além dos estudos e trabalho.  

  1. Por que a saúde mental é importante na universidade?

Levar a sério a saúde mental na universidade é importante para não desencadear gatilhos que gerem ansiedade, depressão, estresse e até suicídio. 

Saúde Mental Importa
Saúde Mental na Universidade

Qual é a ligação entre universidade e saúde mental? 

A ligação entre a universidade e a saúde mental envolve muitos aspectos, além da pressão para ser um estudante exemplar, há todo o processo de estar em transição para o mercado de trabalho e ganhar mais responsabilidades. 

Pode-se dizer que os alunos e alunas deixam de viver uma vida equilibrada e de lazer, para uma vida com mais compromissos, tendo que conciliar estudo, trabalho e ainda atividades pessoais e divertidas. 

Às vezes, tudo pode parecer difícil de controlar e a mente acaba burlando suas expectativas. Uma nota baixa pode quebrar a autoimagem que o universitário tinha quando tirava apenas 10 na escola, causando sofrimento. Assim, o que antes parecia natural, começa a ser questionado. 

Nesse sentido, durante a universidade alguns sacrifícios, que não tinham que ser feitos, passam a se tornar essenciais para viver uma vida universitária mais leve. Lidar com a pressão pelo resultado pode parecer difícil, mas seguindo algumas dicas tudo se torna mais fácil. 

Para viver a experiência universitária com mais tranquilidade é essencial que você se organize.  Que tal listar os seus afazeres e definir as prioridades? Dessa forma, você aumenta a sua produtividade e consegue otimizar seu tempo.  

Ser mais organizado é algo que pode reduzir o seu estresse e melhorar o seu desempenho nas funções. Tente sempre prestar atenção em como você está interagindo com o mundo, caso ache que não está dando conta, talvez seja a hora de olhar para si e organizar sua rotina de estudo. 

Confira o infográfico feito pelo site Politize, para te ajudar a visualizar a importância da saúde mental na universidade. 

Saúde Mental na Universidade - Site Politize
Saúde Mental na Universidade – Site Politize

Deve-se lembrar que pedir ajuda quando não está tudo bem, está longe de ser algo para sentir vergonha. Se você não sabe onde pedir ajuda, vamos te dar alguns caminhos acessíveis. 

1. CVV | Centro de Valorização da Vida 

Centro de Valorização da Vida funciona 24 horas por dia, profissionais estão disponíveis para prestar apoio emocional e te atendem, de forma voluntária, por email, telefone e chat.  

2. Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) 

Os CAPS são instituições que atendem pessoas com transtornos mentais e é ofertado pelo SUS. Os profissionais estão disponíveis para ajudar seus pacientes, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Saiba onde você pode encontrar uma clicando aqui. 

3. FEPO 

A é uma plataforma de consultas online com profissionais da psicologia. Os valores são mais acessíveis e você pode fazer uma sessão de acolhimento por R$38. 

Agora, você já tem as ferramentas para cuidar da sua saúde mental de forma que não afete o seu desempenho universitário. Portanto, bote a mão na massa e prepare-se para fazer sucesso na carreira que deseja. Qual outra dica você daria? Deixe nos comentários. 

Sugestão de leitura: Dicas para ter uma vida universitária saudável | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar