UnP - Carreiras
Profissional do futuro

Profissional do futuro: habilidades que o mercado espera de você!

Hoje a troca de informações e conhecimentos acontecem cada vez mais rápido. Por isso, o mercado exige uma nova postura e habilidades do profissional do futuro. Os avanços tecnológicos estão gerando mudanças constantes, e as empresas estão buscando pessoas que estejam cientes das novas tendências e que possam inovar no mercado.

Estamos vivendo um momento atípico onde a pandemia exigiu uma mudança radical no mercado de trabalho e conectar as pessoas tornou-se prioridade. Além disso, simultaneamente está acontecendo a chamada 4º revolução industrial que consiste em mudanças abruptas e radicais, motivadas pela incorporação de tecnologias, afetando o cenário econômico, social e político.

Diante desse novo cenário, é natural surgir questionamentos de como se preparar para ser um profissional do futuro e as habilidades mais requisitadas no mercado.

Recentemente, o Fórum Econômico Mundial contribuiu com uma vasta pesquisa, o The Future of Jobs, onde revelou algumas habilidades essenciais para o profissional do futuro. E para te ajudar a compreender essas habilidades, elaborei uma lista com as 7 habilidades mais relevantes, confira.  

6 habilidades do profissional do futuro

O curso de graduação é responsável por oferecer os conhecimentos que serão sua base para construir uma carreira profissional. Porém, com os avanços tecnológicos as demandas da sociedade também estão em processo de mudança, assim como a forma de atuação do profissional.

Portanto, é fundamental que você como profissional do futuro esteja mais familiarizado com à era digital e com a tecnologia. Além disso, é essencial que o profissional independentemente do ramo de atuação, assuma capacidades comportamentais, valores e práticas laborais. Confira a seguir as principais habilidades.  

1. Inteligência emocional

O mercado de trabalho já demonstra que espera uma nova postura dos profissionais relacionado a comportamento e uma delas é saber trabalhar usando a inteligência emocional.

O conceito de inteligência emocional consiste na sua capacidade de reconhecer e avaliar as suas emoções e de outras pessoas, com objetivo de praticar empatia e controle dos sentimentos para atingir os resultados.

Portanto, profissionais que utilizam dessa habilidade conseguem ter mais foco, ser mais racional em situações de crises. Além disso, sabem lidar melhor com as frustrações, enxergando erros e dificuldades.

2. Flexibilidade

O cenário do mercado de trabalho está em constante mudança, principalmente nas áreas tecnológicas e esse fato vem influenciando nos requisitos de contratação de profissionais.

Diante desse novo cenário, naturalmente as empresas esperam mais flexibilidade do profissional para acompanhar o dinamismo do mercado. E a ideia é que as pessoas sejam mais flexíveis diante de situações inusitadas e estejam mais preparadas para propor novas ideias, técnicas e projetos.

Portanto, para que você consiga ser mais flexível é fundamental sair da zona de conforto e conhecer novas áreas e técnicas. Além de enfrentar os desafios sem medo de arriscar para elaborar soluções inovadoras e muitas vezes coletivas.

Se você dominar essa habilidade você vai ter a vantagem de enxergar e assumir novas responsabilidades e até mesmo novos cargos.

3. Trabalho em equipe

Tenha em mente que no futuro o trabalho vai ser cada vez mais colaborativo. Atualmente, saber trabalhar em equipe já é uma habilidade muito valiosa no mercado e só tende a ser cada vez mais valorizada.

Por isso, é importante ter empenho para estabelecer uma relação de confiança com seus colegas, ter uma boa comunicação, saber realizar tarefas com pessoas de diferentes perfis profissionais e personalidades, além de estar aberto para receber críticas e novas ideias.

4. Criatividade

A boa notícia é que criatividade está muito relacionado a prática e você pode começar desenvolver essa habilidade no seu curso de graduação. Afinal, também é importante ter criatividade na universidade e não vai faltar oportunidades para você desenvolver essa habilidade durante a sua formação. 

Na sua rotina de trabalho não vai ser diferente. Afinal, você vai se deparar com os mais diversos desafios e as empresas precisam se destacar dos concorrentes, por isso buscam profissionais criativos. Dessa forma, é importante que você como profissional consiga achar soluções diferentes para os problemas, literalmente, saiba pensar fora da caixa.

Em situações de crise saber identificar novos nichos no mercado e colocar a empresa à frente da concorrência é sem dúvida uma habilidade que gestores valorizam.

5. Gestão de pessoas

Como mencionei anteriormente, os trabalhos serão cada vez mais colaborativos e saber fazer gestão de pessoas é sem dúvida, uma habilidade essencial para os profissionais do futuro. Saber liderar pessoas é uma característica importante para todos os profissionais, independente do cargo que ocupa.

Afinal, liderança consiste em saber estabelecer metas, assumir responsabilidades e riscos, saber delegar tarefas e claro, é conhecer seu time de trabalho. Além disso, é fundamental ser uma pessoa proativa, ou seja, que consegue antecipar cenários e sabe motivar pessoas e inspirar sua equipe de trabalho.

Liderança também está relacionada na busca por qualificação e de aprimorar cada vez mais suas habilidades profissionais e pessoais.  

6. Julgamento e tomada de decisões 

Convivemos diariamente com milhares de informações novas vindo literalmente como uma avalanche. Por isso, cada vez mais, é importante que um profissional saiba interpretar todos os dados e tome decisões cruciais a respeito dessas informações.

Essa é uma habilidade bastante importante no mercado de trabalho e vai exigir do profissional muita concentração, pensamento analítico e conhecimento sobre sua área de atuação, para ter insights em cenários mais complexos ou de crise.

Mas você já deve ter percebido que todas essas habilidades se cruzam a todo momento e exigem outras habilidades do profissional como, por exemplo, autoconfiança, controle, criatividade e autogestão.

Essas habilidades possuem uma ligação direta com a empregabilidade, justamente por contribuir para que o profissional do futuro se adapte melhor a futuras mudanças. Além de possibilitar criar um cenário de trabalho mais inovador e colaborativo.

E aí? Já está imaginando a sua trajetória para se tornar um profissional do futuro? O primeiro passo para conseguir uma carreira de sucesso é iniciar um curso de graduação e se dedicar aos estudos. Conta pra gente qual é o curso dos seus sonhos!

Paloma Silva

Comentar