Blog da UnP
Metas para o Ano Novo

Saiba como organizar suas metas para o ano novo

Resoluções fazem parte do fim do ano. Prepare-se!

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.” A frase, do escritor paulista Roberto Pompeu de Toledo, é perfeita para ilustrar o processo de renovação e criação de metas de ano novo. Com ele, inicia-se um ciclo diferente para investirmos em nós mesmos e traçarmos diferentes metas.

Ninguém duvida que o ano de 2020 foi desafiador e renovar a esperança é ideal para não desanimar em 2021. Como sempre, organização e um pouco de otimismo são capazes de revigorar a força e proporcionar novas expectativas para o próximo ano.

Assim, começar a preparar as metas para os próximos 365 dias pode ser um processo incrível e nós vamos te ajudar. Por isso, prepare o papel e a caneta para imaginar as grandes realizações e metas para ter um ano novo realmente novo!

Mas, antes, por que vale a pena manter o otimismo?

Enxergar as situações da vida mais positivamente tem seu lado bom. Confira abaixo alguns pontos que ajudam suas metas para o ano novo se realizarem mais rápido.

Autoestima

Pessoas que pensam muito negativamente tendem a se julgar duramente. Sendo assim, fica mais fácil delas se rebaixarem e piorarem sua autoestima. Por isso, quando somos otimistas e pensamos de forma positiva, acabamos projetando melhor o futuro e sendo mais amigos de nós mesmos, o que reflete diretamente em nossa autoestima.

Desempenho

Às vezes, são tantos pensamentos negativos que sua mente te sabota. Assim, você pensa tanto que não consegue fazer uma coisa, que acaba tendo bloqueios para conquistá-la. Por isso, ser otimista é uma forma de melhorar seu desempenho.

Sendo assim, é algo que ajuda a dar mais confiança para realizar seus sonhos e tarefas. Portanto, é importante acreditar em si mesmo e que tudo é possível.

Perdão

Liberar perdão é uma tarefa desafiadora para algumas pessoas, afinal, esse ato pode estar relacionado a deixar seu orgulho de lado e demonstrar fraqueza. No entanto, os otimistas vêem o perdão (inclusive o perdão a si mesmo) como um aprendizado e processo de amadurecimento.

Novos relacionamentos

Ser otimista é estar propicio a conhecer novas pessoas e estar com a mente aberta para deixar novas companhias entrarem em sua vida. Por tanto, esse é um ponto importante para concluir suas metas para o ano novo.

Metas para o Ano Novo
Metas para o Ano Novo

Como organizar suas metas para o ano novo

  1. App organizador

Com a ajuda da tecnologia fica muito mais fácil de organizar suas metas para o ano novo. Com isso, há alguns aplicativos organizadores que podem ser seus melhores amigos na hora de decidir suas tarefas. Exemplos: Trello, Todoist, Any.do, Google Agenda. Todos eles são fáceis de usar e você pode assistir tutoriais no YouTube para facilitar o uso.

  1. Planner

Ter um Planner anual é uma ótima oportunidade para fazer os seus planejamentos de pequeno, médio e longo prazo. Você pode encontrar tanto opções online como comprar um em papelarias criativas. É só pesquisar!

  1. Habit Tracker

Você já ouviu falar de Habit Tracker? Ele é um sistema no qual você consegue por metas e ‘’controlar’’ os seus hábitos. Veja o passo a passo abaixo.

  1. Você faz uma planilha no Excel com três coisas que você gostaria de por na sua rotina como ‘’beber 3 litros de água, ler 5 páginas de um livro, se exercitar’’.
  2. Você vai marcando um X ou pintando cada quadradinho todo dia que você realizar essas ações.
  3. Quando chega o final da semana ou do mês, você consegue ver em que aspecto precisa melhorar e pôr mais atenção, para se organizar de forma mais eficiente.

Uma dica é colocar atividades que você também gosta de fazer e acaba deixando de lado por conta da correria do dia-dia.

  1. Listas

Para quem ama fazer listas essa é uma boa hora para usá-las. Sendo assim, use e abuse na hora de traçar suas metas para o ano novo. Faça suas listas serem um motivo de incentivo para realizar seus sonhos!

É importante lembrar que ao decidir suas metas para o ano novo, que elas sejam alcançáveis e que te motivem. Não adianta colocar tarefas impossíveis e difíceis de cumprir. Pense sempre em pequeno, médio e longo prazo.

Mas o que é pensar em pequeno, médio e longo prazo? Quando falamos isso, é uma forma de ajudar a organizar e fazer o seu planejamento de maneira realista.

Por exemplo, se você quer ter um empreendimento, você não vai já começar a divulgá-lo, sendo que você não pensou nas tarefas de pequeno prazo, como definir o nome, qual será o seu serviço, logo, etc.

Portanto, tudo na vida ocorre em etapas e tem o seu momento certo para acontecer. Sendo assim, planejar as metas para o ano novo tem que ser algo divertido, otimista e organizado.

Está pronto(a) para realizar todas as suas metas para o ano novo? Então, pegue todas essas dicas e tire o seu sonho do papel!

Heloísa Campos

2 comentários