Blog da UnP
Pós-graduação

Pós-graduação e empregabilidade: qual a relação?

Pensando no futuro e em fazer um curso de pós-graduação? Descubra a importância de uma pós para o mercado de trabalho!

Você já parou para pensar nos benefícios de uma pós? Ela é muito importante para quem precisa aprimorar seus conhecimentos e também é um upgrade no mercado de trabalho. Para explicar melhor isso produzimos este post explicando a relação entre Pós-graduação e empregabilidade.

Nesse sentido, a pós representa um diferencial quando você pensa em desenvolver suas competências. Afinal, diante de um mercado cheio de possibilidades, é interessante estar atento as novidades e ter a capacidade de se reinventar.

Faz tempo que o trabalho deixou de ser uma tarefa vista como castigo, antes ele era conhecimento como um instrumento de tortura. No entanto, após o Renascimento (séc. XVI), o trabalho passou a ser uma tarefa nobre e voltada para o enriquecimento.

Sendo assim, uma das características de um profissional do futuro é saber ser empreendedor. Portanto, saiba valorizar o seu trabalho e corra atrás dos seus sonhos. Faça cursos profissionalizantes, pós-graduação e esteja sempre atualizado.

Nesse contexto, há duas maneiras de enxergar a empregabilidade: a primeira é em como conseguir um emprego e sua capacidade para isso, a segunda é em como manter-se empregado.

Por isso, o educador e empresário José Augusto Minarelli diz que os seis pilares da empregabilidade são a adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas e relacionamentos.

Então, conheça algumas características para melhorar sua empregabilidade!

Descubra a relação entre pós-graduação e empregabilidade

Para melhorar suas chances de encontrar o emprego dos sonhos, é preciso investir em alguns “soft skills”, ou seja, habilidades e competências comportamentais e subjetivas. A seguir, você conhece um pouco mais sobre elas.

Proatividade

Ter proatividade significa agir antecipadamente e adotar medidas para evitar problemas futuros. Então, é entregar resultado dentro da sua empresa, mostrar soluções e inovações.

Ética

A ética é essencial no meio de trabalho pois ela define a sua idoneidade, característica de quem aparenta ser honesto. Por exemplo, não usar de informações privilegiadas para obter sucesso, seguir as regras da empresa, entre outros assuntos.

Motivação

Motivação é estar sempre preparado para as dificuldades, trabalhando em harmonia e com uma visão de futuro.

Autoconhecimento

Autoconhecimento é importante pois você consegue trabalhar seus pontos mais fortes e desenvolver os mais fracos. Além disso, é reconhecer o seu limite e emoções.

Pós-graduação
Pós-graduação

Pós-graduação e empregabilidade: o que esse curso tem a ver com tudo isso?

Fazer uma pós-graduação demonstra sua preocupação com o futuro profissional e aprendizado. Ademais, estudar é um investimento que traz frutos ótimos, além de acrescentar valor ao seu currículo.

Manter um emprego e conseguir um, está relacionado em acompanhar a evolução da sua área e empresa, a fim de andar lado a lado com as inovações. Dessa forma, uma pós-graduação é indispensável para manter-se em um mercado competitivo.

Por meio dela você pode se especializar e atualizar sobre algum assunto e área que se identifique. Sendo assim, você fica aberto para conquistar melhor oportunidades de emprego.

O estudo abre portas e gera maior interesse do empregador. Portanto, quem não fez uma pós-graduação pode ficar de fora de processos seletivos por ter um currículo desatualizado.

Mas é claro, há outras formas complementares de você aprimorar os seus conhecimentos. Além da pós-graduação, é interessante que você faça cursos livres, aprenda um outro idioma e esteja sempre com a mente aberta para aprender.

Por exemplo, confira abaixo algumas atitudes que ajudam qualquer pessoa a adquirir mais conhecimento e aumentar sua empregabilidade.

Não ter vergonha!

Não ter vergonha é uma característica excelente, pois essas pessoas tendem a perguntar mais e tirar suas dúvidas independente do julgamento. Lembre-se que é difícil saber tudo 100%, então devemos questionar quando necessário.

Praticar!

Praticar algo que se aprende é satisfatório. Por isso, ao aprender algo novo em sua pós-graduação, por exemplo, coloque em prática e traga novas idéias para mostrar proatividade e inovação.

Ler!

Tente ter o hábito de ler. A leitura aumenta o vocabulário e o aprendizado para diversos assuntos. Portanto, caso você não tenha o hábito, tente ler um pouquinho por dia, até que isso vire algo prazeroso.

Observar!

Observar o que acontece ao seu redor é uma forma de aprendizagem. Afinal, durante um estágio ou pós-graduação, você consegue observar seus professores e profissionais que já atuam na sua área. Isso ajuda a melhoras o seu senso crítico e analítico.

Organizar!

Se organizar é uma tarefa importante no processo de aprendizagem e descoberta, por isso, tenha em mente as áreas que quer focar e as que você precisa adquirir mais conhecimento.

Sendo assim, além de fazer um curso de pós-graduação, temos que pensar no que fazer depois que você estiver com um diploma em mãos. Dessa forma, você garante sua empregabilidade e garante aprendizados que terão diferentes utilidades em sua jornada.

Dessa forma, o conhecimento é algo que nos cerca a vida inteira, então depende apenas de você prestar atenção e não deixar oportunidades escaparem. Busque sempre aprimorar suas habilidades!

No canal do Youtube da UnP há vídeos legais sobre atualidades para manter-se informado, além de conteúdo de receitas e institucionais. Entendeu melhor a relação entre Pós-Graduação e Empregabilidade? E, fala para a gente, qual habilidade você gostaria de aprimorar?

Heloísa Campos

Comentar