Blog da UnP
Exemplo de um procedimento estético.

Estética e Cosmética: conhece a especialização nessa área

Construa carreira nesse mercado que cresce a cada ano. Saiba como!

Sabia que é possível se especializar na área de Estética e Cosmética?  Trata-se de um mercado em crescimento e que oferece diversas oportunidades. Ou seja, um ótimo campo para você investir!

Realizar uma pós-graduação é importante não somente para a valorização do currículo, mas também para trabalhar com ainda mais propriedade nas funções que irá desenvolver no dia a dia. Aplicando na rotina profissional todo o conhecimento adquirido durante o curso.

Se você não conhece bem a área, Estética e Cosmética é um ramo que faz parte da área da saúde. Sendo voltado para a prestação de serviços e criação de produtos relacionados a tratamentos faciais, corporais e capilares. Mas não se preocupe, explicaremos muito mais a respeito desse tema neste post. Continue lendo para saber mais!

A área de Estética e Cosmética é um mercado promissor e cheio de oportunidades, veja como especializar nela!
A área de Estética e Cosmética é um mercado promissor e cheio de oportunidades, veja como especializar nela!

Estética e Cosmética

Como explicado anteriormente, esse campo faz parte da área de saúde e engloba serviços e produtos ligados a dois campos. A estética envolve essencialmente serviços relacionados a tratamentos para o corpo, a face e região capilar. Já a cosmetologia, liga-se ao mercado de desenvolvimento e produção de cosméticos, sejam eles voltados para a beleza ou higiene pessoal.

Está pensando se vale a pena investir nesse ramo? Números mostram que sim. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), no ano de 2021, o Brasil foi o 4º país do mundo no ranking de consumo de produtos desse segmento. O que significou uma geração de receita de mais de 23 bilhões de dólares.

Além disso, mesmo com o reflexo da pandemia, que desacelerou muitos dos setores produtivos, esse mercado continuou em crescimento. Segundo o mesmo levantamento da ABIHPEC, houve um aumento de 4,5% na geração de empregos diretos em 2021, em comparação a 2020.

Vale lembrar que o retrospecto do período anterior ao isolamento social gerado pelo Covid-19 é ainda mais expressivo. Entre 2014 e 2019, a ABIHPEC aponta que o mercado de beleza e estética no Brasil cresceu 527%.

Especialização em Estética e Cosmética

Seja para você que já trabalha na área ou para quem está pensando ingressar agora, realizar uma pós-graduação é extremamente necessário para desenvolver as atividades da rotina profissional com mais propriedade.

No mercado, é possível encontrar esse tipo de curso em diversas instituições de ensino superior. No entanto, vale lembrar que, antes de escolher qual curso irá fazer, é essencial pesquisar a respeito de diversos fatores que podem influenciar na qualidade de uma pós-graduação.

Entre esses pontos, é importante avaliar: a qualidade da grade curricular, o nível de conhecimento e especialização dos docentes, além é claro da qualidade da faculdade ou universidade em questão. Em relação, a esse último ponto é indispensável verificar se a instituição e o curso possuem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Cosmetologia Estética

Agora que conhece um pouco mais sobre a área de Estética e Cosmética, que tal falarmos sobre o curso da UnP, que forma especialistas nesse campo?

Trata-se da pós-graduação em Cosmetologia Estética. Uma especialização realizada no formato EAD, com aulas online e que conta com duração de dois semestres, ou seja: um ano.

O curso prepara o aluno para compreender e ser capaz de atuar em procedimentos estéticos, envolvendo aspectos clínicos da pele, identificando qual o melhor tratamento, reconhecendo quais as doenças mais incidentes na pele, além de reconhecer os processos naturais, como o envelhecimento cutâneo.

Além disso, essa formação habilita profissionais para realizar tratamentos tecnológicos e de Cosmetologia Estética nas áreas corporal, facial, capilar e de visagismo.

 

Quem pode fazer a pós-graduação em Cosmetologia Estética

Como se trata de um curso de especialização lato sensu, vale ressaltar que ele direcionado para pessoas que já tenham concluído uma graduação.

Além disso, é interessante que a faculdade já realizada pela pessoa seja de alguma área relacionado à atuação em Cosmetologia Estética. Como por exemplo, graduações em: Farmácia, Bioquímica ou Enfermagem.

 

Como é a grade curricular da Pós-Graduação em Cosmetologia Estética

Essa formação conta com 360 horas totais de aulas, divididas em 16 disciplinas.  Confira as matérias encontradas na grade curricular:

  • Abordagem Cosmética para o Tratamento de Acne;
  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais: Área Saúde e Bem-Estar;
  • Biossegurança e Segurança do Paciente;
  • Ferramentas Práticas para a Inovação: Área Saúde e Bem-Estar;
  • Inovação Cosmética Aplicada aos Tratamentos de Discromias;
  • Peeling Cosmético;
  • Saúde Baseada em Evidências;
  • Aromaterapia e Fitocosméticos;
  • Bioética e Humanização em Saúde;
  • Cosmética Reparadora;
  • Envelhecimento Cutâneo e Tratamentos Cosméticos;
  • Microagulhamento e Associações Cosméticas;
  • Tecnologia e Cosmetologia;
  • Terapia Capilar Associada a Cosmetologia;
  • Tratamentos Cosméticos Aplicados a Afecções Estéticas Corporais;
  • Projeto de Experiência: Saúde e Bem-Estar.

 

Onde o profissional de Cosmetologia Estética pode trabalhar?

O mercado para essa área é vasto. Quem realiza essa especialização pode atuar, por exemplo, em: salões de beleza, clínicas e hospitais especializados na área de estética, indústria e comércio de cosméticos; empreendedorismo e até instituições de ensino.

Para isso, o curso dará suporte e preparo ao profissional para que esteja apto a identificar o melhor tratamento estético em diferentes situações.

E aí, o que achou da área de estética e cosmética? Conte para a gente nos comentários, vamos adorar ler sua opinião. E se ficou interessado na pós-graduação em Cosmetologia Estética da UnP: não perca tempo e encontre mais informações aqui.

Aproveite também para conferir estes dois posts que selecionamos: A importância dos profissionais da área da saúde e Graduação em Estética e Cosmética: saiba mais.

Eduardo Costa

Comentar