Blog da UnP
A pós-graduação em educação é essencial para quem quer alcançar o próximo nível no mercado de trabalho.

Pós-graduação em educação: a importância de se especializar

Pensando em fazer pós em educação? Reunimos informações importantes para ajudar na decisão, confira!

Fazer uma especialização é cada vez mais importante no mercado de trabalho competitivo. E a pós-graduação em educação, é uma excelente opção para quem trabalha na área.

Diante desse cenário, o aperfeiçoamento profissional por meio de uma pós é uma alternativa devido a alguns motivos. O primeiro é que você aprimora seu currículo e se atualiza sobre as mudanças e novidades no segmento. E o segundo é que por meio do curso você pode desenvolver networking com colegas e docentes da área.

Vale lembrar que a procura por uma especialização é cada vez maior. Segundo pesquisa, divulgada pelo Agência Brasil e realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior, conhecido como Instituto Semesp, houve aumento de 74% no número de alunos de pós Lato Sensu, entre 2016 e 2019.

E não para por aí. De acordo com o mesmo estudo do Instituto Semesp, citado anteriormente, profissionais com especialização têm salário 150% maior, em comparação aos que não têm. Ou seja, mais estudo se reflete em melhores vagas de emprego, promoções e crescimento.

Então, é essencial para professores, pedagogos e outros profissionais da área, desenvolver competências e estar por dentro do mercado. Pensando nisso, reunimos neste post mais informações sobre a pós-graduação em educação. Confira!

A pós-graduação em educação é essencial para quem quer alcançar o próximo nível no mercado de trabalho.
A pós-graduação em educação é essencial para quem quer alcançar o próximo nível no mercado de trabalho.

 

Pós-graduação em educação

O campo educacional tem diversos segmentos como docência, gestão escolar e metodologias de aprendizagem. E, com uma área vasta, a especialização colabora para atuação profissional. Seja para lecionar, atuar na área coordenação, supervisão ou direção.

Os contextos para esses cursos podem ser diversos e trabalharem os mais variados temas. Envolvendo educação pública ou privada, ensino básico, fundamental ou médio.

Normalmente, as pós desse campo são mais procuradas por quem fez pedagogia ou áreas relacionadas. No entanto, pessoas de formações diversas podem realizá-las. Um profissional de tecnologia pode, por exemplo, fazer uma pós voltada para ensino EAD ou tecnologia do ensino. Já um graduado de um ramo específico, como enfermagem, pode fazer um curso para ser docente no setor em que atua.

 

O que é pós-graduação em educação infantil

Esse tipo de especialização, é centrada numa área bastante promissora e com diversas oportunidades. O curso habilita o profissional a trabalhar na educação e formação de crianças que têm geralmente até cinco anos de idade. Desenvolvendo conceitos e habilidades para o desenvolvimento do letramento e alfabetização, por exemplo.

Com a mudança da mentalidade das crianças pelo acesso ao mundo digital, o profissional da área educação infantil planeja e desenvolve práticas pedagógicas cada vez mais especializadas.

Afinal, o conceito das salas de aula tradicional perdeu espaço. São necessárias atividades mais lúdicas e materiais perspicazes que atendam a novas demandas.

 

Pós-graduação em educação EAD

Fazer uma especialização na área educacional é mais do que necessário para quem quer se sobressair. E o melhor é que existem modalidades de ensino que se adequam de acordo com a rotina e as necessidades de cada aluno. É o caso dos cursos online.

Essa é uma ótima alternativa para que profissionais que já trabalham tenham maior disponibilidade de horários e liberdade para adequar os estudos ao dia a dia corrido.

Ao contrário do formato presencial, o EAD garante autonomia e flexibilidade. Já que é possível realizar as atividades no local e na hora que quiser. Além disso, há outros benefícios para esse formato. Confira quais são:

  • Qualidade: os cursos EAD garantem um diploma com o mesmo valor dos presenciais.
  • Economia: como não é preciso se deslocar para um campus, é possível cortar gastos com transporte e alimentação.
  • Desenvolvimento de habilidades: por exigir que o estudante dite a própria rotina, os cursos à distância exercitam qualidades como autogestão, disciplina e proatividade.
  • Familiarização com tecnologias: o ensino digital faz com que o aluno se familiarize com uso de tecnologias, por exemplo, já que as aulas e atividades são realizadas no chamado ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

 

Quais os cursos de pós-graduação em educação

Como dissemos anteriormente, a pós-graduação em educação pode estar relacionada a diversas áreas. Na UnP, por exemplo, você tem variedade com 10 cursos de pós para esse segmento. Abaixo, separamos 6 deles:

 

Gestão Escolar com Ênfase em Educação Inclusiva

Essa especialização é direcionada para formar profissionais que promovam direito de todos ao estudo e à formação. Trabalhando o desenvolvimento de aptidões especiais para a educação de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais ou que de algum modo sejam fragilizados por questões sociais.

O curso conta com uma visão histórica, política, legislativa, social e pedagógica para fomentar um processo educativo de forma inclusiva. Auxiliando para que os alunos se integrem de fato à sociedade. Além disso, ajuda o profissional a instruir e ajudar não apenas o aluno, mas auxiliar também familiares e pessoas ao redor.

Na UnP, o curso tem duração de dois semestres, ou seja, um ano. Contando com 360 horas distribuídas em 16 disciplinas. Saiba mais.

 

Educação na Atualidade

Essa pós-graduação visa atualizar os profissionais da área com temas contemporâneos, para que atuem de forma inovadora e estejam conectados às práticas e temas da sociedade moderna. O que é fundamental, já que esse contexto interfere diretamente na realidade dos alunos e na forma com a qual adquirem conhecimento.

Pontos como interdisciplinaridade, inclusão social, entre outros relevantes, são discutidos nas aulas. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências que colaborem para uma orientação criativa, inovadora e colaborativa.

Se você se interessou por essa pós, saiba que na UnP, ela tem duração de dois semestres, contando com carga horária total de 360 horas e 16 disciplinas. Acesse outras informações sobre o curso aqui.

 

Neurociência Aplicada à Educação

O curso integra conhecimentos neurocientíficos e educacionais para aprimorar o entendimento acerca dos mecanismos neurais relativos ao ensino e ao aprendizado.

Para isso, propõe uma nova compreensão das práticas pedagógicas, trabalhando aspectos como: desenvolvimento da leitura e escrita, psicanálise, neuropsicologia e competências socioemocionais. Essa pós-graduação da UnP, tem dois semestres, carga horária de 360 horas e 16 disciplinas. Conheça um pouco mais aqui. 

Educação Inclusiva com ênfase em Tecnologias Assistivas

A inclusão de alunos com deficiência ou transtornos é uma preocupação cada vez mais presente em instituições de ensino e na sociedade. Por isso, essa é uma das pós-graduação em educação cada vez mais relevante.

O curso visa habilitar profissionais para o desenvolvimento pedagógico inclusivo de forma qualificada. Fazendo com que o docente seja capaz de desenvolver as potencialidades e compreender as necessidades de cada educando.

Para isso, reúne 16 disciplinas, apresentadas em 360 horas. E totalizando uma extensão de dois semestres. Clique para ver outros detalhes.

Educação a Distância e Inovação

O crescimento do EAD nos últimos anos é inegável. É o que mostra pesquisa do Censo da Educação Superior 2020, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a análise, divulgada pela Agência Brasil, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 482,2% nos últimos 10 anos.

Diante disso, o mercado de trabalho para esses profissionais é amplo e oferece um número crescente de oportunidades. Nada melhor do que se especializar no assunto, não é? Afinal, ter essa pós-graduação no currículo é essencial para quem deseja lecionar, criar ou gerenciar projetos nesse formato de ensino.

Essa pós permitirá o planejamento e organização de aulas e projetos no ambiente online. Além de deixar o docente apto a lidar com ferramentas de inovação, gamificação e outros recursos modernos.

O curso da UnP, reúne 16 disciplinas e tem duração de 360 horas. O que compreende uma duração de dois semestres. Veja mais.

Educação Bilíngue

Esse curso é voltado para profissionais que buscam trabalhar em instituições de ensino que dividem a grade curricular entre dois idiomas. Ou também para quem deseja desenvolver projetos com o mesmo princípio.

Para isso, a pós tem uma abordagem que apoia a diversidade cultural e linguística. Além disso, considera os fundamentos contemporâneos da educação, para tornar você capaz de: realizar as adequações de acordo com o contexto e perfil dos alunos e buscar sempre a inovação e a prática de atividades com cenários multilíngues.

Essa pós-graduação da UnP, tem duração de um ano, com grade curricular de 16 disciplinas e carga horária total de 360 horas. Quer mais informações? Acesse.

Gostou de saber mais sobre esse universo de possibilidades da pós-graduação em educação? Então, saiba mais a respeito da área com este texto: Letras ou Pedagogia: qual curso fazer? E descontraia com as dicas deste post: Séries e filmes para quem ama Pedagogia.

Thais Coutinho G. Bezerra

Comentar