Blog da UnP
7 podcast de Medicina para estudantes

Spotify: Confira 7 Podcasts de Medicina

Fique por dentro de conteúdos típicos da graduação em Medicina, com programas de áudio leves e interessantes

Você já imaginou ficar por dentro de conteúdos abordados no curso de Medicina de uma forma descontraída e simples? Então, prepare seus fones de ouvidos! Hoje, você vai estudar por meio de podcasts de Medicina.

Os podcasts tornaram-se uma tendência muito popular no Brasil, justamente por ser um método de consumir informações de maneira mais rápida e fácil.  E assim como os seriados de Medicina, os podcasts que tratam de temas da área conquistaram o coração dos médicos e, claro, dos estudantes. Afinal, tempo é ouro para quem começa uma graduação!

Todo mundo sabe que o dia-a-dia do estudante de Medicina pode ser bastante turbulento e dos profissionais formados não é diferente. Mas é fundamental que o profissional da área da saúde esteja sempre atualizado e isso pode ser uma tarefa complicada por exigir tempo.  

Mas agora você tem toda a praticidade de poder ouvir os podcasts de Medicina em qualquer lugar, com conteúdos separados por temas. Muito mais fácil não é mesmo?!

Portanto, se você é estudante de medicina ou um profissional formado e quer ficar sempre atualizado, separe os seus fones de ouvido porque preparamos uma lista com alguns dos melhores podcasts de medicina.

1. Jornal da USP no ar: Medicina

O podcast “Jornal da USP no ar: Medicina” que traz entrevistas com professores e especialistas da Universidade de São Paulo, para falar sobre conteúdos com o tema saúde.

Nesse podcast é abordado os mais variados assuntos como, por exemplo: a importância do sono, novas opões de tratamentos para alergias alimentares e até mesmo a influência do inverno em infartos e AVC.

O programa aborda temas atuais, além de trazer para discussão pesquisas que estão rolando na área. Portanto, salva esse podcast, ele será um grande aliado nessa jornada do conhecimento de Medicina. 

2. MedCast

O “MedCast” é um dos pioneiros podcasts de Medicina do Brasil, além de ser o mais acessado pelos brasileiros que estão procurando informação sobre carreira médica.

São mais de 90 episódios com conteúdos voltados para ética médica, desenvolvimento de carreira, temas que abordam questões clínicas. Além disso, o MedCast apresenta entrevistas com médicos de referência na área da saúde para falar sobre casos clínicos.

Os responsáveis pelo podcast são os médicos Daniel Coriolano e o Roberto Maranhão, que produzem conteúdos direcionados para estudantes e profissionais de Medicina. Portanto, reserve um tempo para conferir os conteúdos do MedCast, eles vão contribuir muito na sua formação profissional!

3. Medicina em debate

O podcast “Medicina em debate”, apresenta uma visão bem completa de conteúdos da área de Medicina, abordando questões sobre saúde pública e política. Um grande diferencial nos podcasts de Medicina e muito importante para ter conhecimento sobre quais assuntos estão sendo discutidos na área!

Em alguns episódios você pode presenciar discussões polêmicas da área de Medicina que afetam a saúde do Brasil. O podcast é um espaço aberto para debate e informação, com toda a discussão baseada em evidências.

A equipe atualmente é composta pelos seguintes membros: Alisson Sampaio, Ana Pimentel, Aristóteles Cardona Júnior, Hania Bidu, Mayara Floss, Nicole Geovana, Pedro Carvalho Diniz, Rubens Cavalcanti, Thiago Henrique Silva. 

4. Saúde Digital

Já o podcast “Saúde Digital” vem para contribuir na sua formação com a proposta de conectar o mundo da tecnologia ao mundo da Medicina.

Que a tecnologia já vem desenvolvendo avanços para área da saúde ninguém duvida! Portanto vale a pena separar um tempinho para conhecer esse podcast. 

E para quem tem o sonho de abrir a própria clínica médica ou administrar, o podcast traz diversos conteúdos que relacionam empreendedorismo e Medicina, com a finalidade de preparar e inspirar médicos a abrirem suas próprias empresas e saírem de suas zonas de conforto.

5. Ausculta Cast

Uma nova forma de estudo sobre os principais temas da Medicina atual é o podcast “Ausculta Cast” que apresenta uma série de revisões clínicas, entrevistas, artigos científicos, relatos de casos e informações sobre eventos na área da saúde.

Esse podcast de Medicina é mais voltado para estudos de casos e assuntos técnicos. Apesar de ser um podcast mais recente, traz excelentes médicos para comentar casos e experiências.

O conteúdo é apresentado e produzido por Nicolas Najar e Faissal Hajar, ambos acadêmicos da Universidade Federal do Paraná.

6. Neurocast

O podcast “Neurocast” é uma excelente dica para profissionais que estão pensando em fazer uma especialização nas áreas de Psiquiatria ou Neurologia e querem ter uma ideia do que vão encontrar. Esse podcast é da Universidade Federal do ABC, com conteúdos específicos para área de Neurociência.

Os temas abordados no “Neurocast” têm como finalidade divulgar informações exclusivas e atualizadas sobre diversos temas relacionados à psiquiatria, além de discutir opiniões sobre elementos polêmicos dentro da área de Neurociência.

Outra característica desse podcast são seus conteúdos com caráter mais técnico, já que são produzidos nos departamentos da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e apresenta clássicos da literatura.

7. 15 Minutos em Emergência

E por último, mas não menos importante, temos o podcast “15 minutos em Emergência”.  Produzido pela disciplina de Emergências Clínicas, do HCFMUSP, em parceria com a Manole Educação, trata-se de um podcast semanal com temas relacionados a momentos críticos do atendimento emergencial.

Portanto, os podcasts de Medicina são fortes aliados de estudantes e profissionais que buscam aproveitar cada minuto do seu tempo e ainda estar sempre por dentro das novidades da área. Com essas dicas de Medicina, ficou muito mais fácil estudar e saber o que está rolando na área! 

Gostou? Então, não deixe de acompanhar o blog da UnP para estar sempre por dentro das novidades do mundo acadêmico. ?

Paloma Silva

Comentar