Blog da UnP
Home Office

Dicas para estágio e home office em tempos de coronavírus

Saiba como se organizar profissionalmente no período de isolamento social

O isolamento social é uma fase de adaptação para todos. Ainda há pessoas que sentem dificuldades em se organizar profissionalmente, inclusive quando o assunto é estágio e home office.  

Na Lei n° 11.788/08 (a Lei do Estágio) o estágio em home office não é previsto, no entanto, devido a pandemia ele foi liberado. Isso faz com que muitas empresas e seus empregadores tenham que se encaixar nesse novo formato e iniciar o teletrabalho. 

Mas, calma! Não tem por que ficar desesperado(a). Ainda assim, há como aprender e viver a experiência de ver sua carreira dos sonhos na prática. Basta um pouco de organização e vamos te ajudar com isso.   

O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), associação sem fins lucrativos, tem programas que ajudam os jovens a arrumarem estágio e fazem essa ponte entre o estudante e a empresa. 

Então, para quem está sentindo dificuldade de encontrar uma oportunidade, essa é uma opção. Você pode deixar seu currículo com eles e o CIEE te ajuda a encontrar uma vaga que se encaixe com o seu perfil. 

Além disso, a associação liberou dicas e regras importantes para as empresas que estão proporcionando os estágios à distância. Confira algumas abaixo. 

  • A supervisão deve existir. Sendo assim, é importante ter alguém efetivo supervisionando e auxiliando o(a) estagiário(a), tendo disposição para orientações;
  • As atividades devem ser exercitadas de acordo com o que está no termo de compromisso de estágio;
  • A carga horária do estágio home-office deve ser respeitada. Sendo 6 horas para estágio extracurricular e 8 horas para obrigatório.

Os estágios são parte fundamental na formação profissional de qualquer estudante. Por isso, não tenha medo e encare esse desafio. 

Home Office
Estágio home-office

Como me organizar no estágio home-office? 

Separamos algumas dicas para você arrasar na hora de se organizar no estágio home-office. Tire proveito desse momento e aprenda a ser um(a) profissional versátil e pronto(a) para viver novas experiências. 

1. Administre sua rotina 

Trabalhar em casa pode ser uma tentação…Você vai a geladeira 10 vezes por dia, faz carinho no cachorro, deita na cama para um cochilo ou engata na conversa com o vizinho. Ops..,Atenção! Não fique à vontade demais. Estabeleça uma rotina no seu estágio, ele deve ser levado a sério. 

2. Faça cursos 

Se você tem dificuldade em mexer em ferramentas online, como as de bate-papo, como o Teams ou Google Hangouts, veja vídeos explicativos no YouTube ou pergunte a um colega de trabalho.  

3. Tenha um espaço para trabalhar 

Separe um espaço confortável para você trabalhar. Pense estrategicamente onde seria o melhor lugar para você se concentrar e conseguir cumprir suas tarefas do estágio em home office. 

4. Seja participativo no estágio digital

Você está online, mas deve lembrar que todo o resto da equipe também. Portanto, não deixe de enviar uma mensagem, participar das reuniões e ser visto. 

5. Tenha uma agenda 

As agendas ajudam muito na organização do dia a dia. Não deixe ela de lado. 

Depois dessas dicas, é importante lembrar que enquanto você estiver em estágio home office, suas atividades devem ter relação com sua área da atuação. Portanto, converse com a sua equipe, mostre-se disponível para aprender e pegue orientações de treinamentos que possam melhorar o seu plano de carreira. 

Nesse sentindo, o estágio é uma ótima hora para colocar o famoso networking em prática. Troque ideias com os colegas e crie um ambiente empático. Nunca se sabe quem pode lembrar de você no futuro para oportunidades que surgirão. 

Mas, é importante não esquecer dos estudos. Não deixe que o estágio em home office tenha conflito com suas aulas e organize seu tempo de estudar e trabalhar. É essencial ter isso definido para que sua saúde física e mental não se esgote. 

Com todas essas dicas para estágio e home office em tempo de isolamento social, você está pronto(a) para ser um(a) ótimo(a) aluno(a) e estagiário(a). Coloque tudo em prática e com calma você verá que é possível ter uma rotina organizada. 

Caso você tenha mais alguma dica, comente aqui embaixo!  

Sugestão de leitura: Como se preparar para uma entrevista de estágio | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar