Blog da UnP
Direito EAD: veja as vantagens de estudar à distância para área.

Direito EAD: as vantagens de estudar à distância para área

Confira agora quais são os benefícios para quem estuda Direito EAD e saiba como funciona os cursos de tecnólogo e pós-graduação nesse campo

Sabia que é possível estudar Direito EAD? Isso mesmo, há cursos tecnólogos e de pós-graduação disponíveis a distância. Isso significa que, basicamente, você precisa apenas de um celular, computador ou tablet com acesso à internet para realizar uma graduação ou uma pós na área.

Além disso, pode aproveitar diversas vantagens oferecidas ao estudar online em uma instituição de ensino. Como, por exemplo, economizar tempo no deslocamento até a universidade. Gostou? Esse é apenas um dos diversos benefícios que vamos abordar ao longo deste post.

Pensando nisso, elaboramos este post para explicar melhor as possibilidades que você têm ao estudar Direito EAD! Vamos lá?

Direito EAD: veja as vantagens de estudar à distância para área.
Direito EAD: veja as vantagens de estudar à distância para área.

Direito EAD

Para quem gosta dessa área e está procurando uma faculdade, há diversas opções de cursos de tecnologia para realizar o sonho. Se você ainda não conhece esse formato de curso, é importante entender como ele funciona antes.

Trata-se de uma graduação com grade curricular mais voltada para a prática da profissão. Sendo ideal para quem deseja iniciar a carreira mais rapidamente. Dessa forma, quem opta por esse formato tem a possibilidade de conquistar o diploma em menor tempo: em média, dois a três anos.

Assim como todos os curso de ensino superior, para realizar uma tecnólogo, é necessário ter concluído o ensino médio. E, ah! Depois de concluir essa formação você já tem direito de realizar uma pós-graduação, assim como ocorre com um bacharelado ou licenciatura.

Confira cinco exemplos de cursos de graduação EAD na área do direito:

 

Segurança Pública

Como é a graduação: no curso, o estudante é capacitado para atuar no planejamento, na formulação, implantação e gerenciamento de ações no ambiente de segurança pública. Dessa forma, o profissional pode elaborar, coordenar e implementar programas e políticas que visem a redução da violência e a garantia da paz.

Onde você pode trabalhar: órgãos municipais, estaduais ou federais ligados à segurança pública, além de consultorias.

Duração: 4 semestres, ou seja, dois anos.

Saiba mais

 

Segurança Privada

Como é a graduação: o aluno formado nesse curso pode realizar a prevenção de perdas patrimoniais e o gerenciamento de segurança privada e patrimonial, em instituições públicas e privadas, com análise, identificação, planejamento e gestão da segurança em ambientes privados.

Onde você pode trabalhar: quem é formado nesse tecnólogo pode administrar equipes e projetos em empresas públicas ou privadas de segurança patrimonial, guarda de bens e valores, e segurança de pessoas. Além disso, também pode atuar na consultoria de estratégias de processos de segurança privada ou eventos corporativos e públicos; na segurança do trabalho, entre outras atividades.

Duração: 4 semestres, ou seja, dois anos.

Saiba mais

Serviços Penais

Como é a graduação: capacita o profissional para entender a complexidade do Sistema Prisional Brasileiro, implementando ações que tem o objetivo de reintegração social, segurança, disciplina e saúde dos detentos. Dessa forma, os alunos se tornam aptos a gerir os serviços penitenciários.

Onde você pode trabalhar: quem se forma nesse curso pode trabalhar em locais como Escritórios de advocacia, órgãos federais e estaduais, ONGs, fóruns e cartórios.

Duração: 4 semestres, ou seja, dois anos.

Saiba mais

 

Serviços Judiciais

Como é a graduação: ao concluir esse curso, você pode atuar diretamente com atividades a serem desenvolvidas no âmbito judiciário regional e nacional. Sendo voltado para que o aluno se torne capaz de desenvolver atividades no judiciário, tanto no contexto regional como nacional.

Onde você pode trabalhar: escritórios de advocacia, auditoria jurídica, recursos humanos, departamentos administrativo, cartórios judiciais e extrajudiciais. Esses são alguns exemplos de áreas para atuação nesse tecnólogo.

Duração: 4 semestres, ou seja, dois anos.

Saiba mais

 

Serviços Registrais e Notariais

Como é a graduação: capacita o aluno para realizar atividades jurídicas não contenciosas. Dando suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos. Assim como habilita a atuação para o cumprimento de determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros.

Onde você pode trabalhar: escritórios de advocacia, fóruns e cartórios.

Duração: 4 semestres, ou seja, dois anos.

Saiba mais

 

Por que é importante se especializar

Deseja seguir em uma área específica na área após concluir a graduação? Isso é possível por meio das pós. Você pode, por exemplo, se tornar especialista em Direito Tributário, entre outras diversas áreas do campo.

Realizar uma especialização é um importante fator de diferenciação para o mercado de trabalho. Já se perguntou o motivo que levou uma determinada empresa contratar um funcionário e não o outro? Uma das questões que provavelmente foi levada em conta é o nível de conhecimento do profissional sobre a área em que ele irá atuar.

Um bom meio para adquirir esse diferencial é exatamente por meio de uma especialização. E o resultado positivo na carreira de quem é pós-graduado fica comprovado por estatísticas.

É o que mostra uma pesquisa divulgada pelo Agência Brasil e realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior, conhecido como Instituto Semesp. Segundo o estudo, profissionais com especialização têm salário 150% maior, em comparação aos que não têm.

 

Pós-graduação direito EAD

Como falamos anteriormente, existem muitos benefícios em cursar uma pós-graduação. E na UnP, é possível encontrar várias opções. Confira abaixo três exemplos de pós-graduações em Direito EAD:

 

Direito Civil

Como é a pós: destinado para quem tem bacharelado em direito, o curso tem o objetivo de se aprofundar nos principais temas e mudanças decorrentes da nova legislação civil. Bem como desenvolver um senso crítico em relação às teorias apresentadas e às novas tendências jurisprudenciais.

Onde você pode trabalhar: atuação perante os órgãos de Administração Municipal, Estadual e Federal; assessoria em ações judiciais próprias do Direito Civil e cartórios.

Duração: 2 semestres, ou seja, um ano.

Saiba mais

 

Especialização em Direito e Processo Penal

Como é a pós: o curso aborda temas relacionados aos princípios, normas e paradigmas do direito e processo penal. Retratando as contradições e evoluções da teoria e da prática, além da necessidade da atualização e de atuação ativa do profissional do Direito e dos Julgadores.

Onde você pode trabalhar: órgãos públicos, delegacias, escritórios de advocacia, além da possibilidade de atuação como empreendedor.

Duração: 2 semestres, ou seja, um ano.

Saiba mais

Direito Administrativo e Direito Tributário

Como é a pós: o curso oferece uma visão ampla dos institutos fundamentais do Direito Administrativo e Direito Tributário, abordando conceitos clássicos e modernos, princípios e normas aplicáveis. Bem como a análise aprofundada das posições doutrinárias a respeito da matéria e estudo minucioso da legislação.

Onde você pode trabalhar: atuação perante os órgãos de Administração Municipal, Estadual e Federal, assessoria em ações judiciais próprias do Direito Constitucional e órgãos públicos.

Duração: 2 semestres, ou seja, um ano.

Saiba mais

 

Curso de Direito EAD

Você se interessou por alguns dos cursos de graduação ou pós que mostramos no post? Como todos eles são no formato de educação a distância, é interessante que você entenda um pouco mais sobre as características dessa modalidade.

A modalidade EAD é uma alternativa interessante e moderna para quem tem o dia a dia corrido. O que é muito interessante, por exemplo, para quem tem que se dividir entre estudo e emprego. Além disso, a modalidade online oferece diversos benefícios, confira alguns:

 

Economia

No EAD, é possível eliminar gastos com transporte e alimentação, por exemplo. Isso ocorre pois não é necessário se deslocar até o campus da universidade.

 

Autonomia

Diferentemente do que ocorre nos cursos presenciais, não é preciso seguir horários específicos ou uma rotina pré-programada para aulas e atividades. O aluno pode se organizar de acordo com as próprias necessidades, bastando que esteja atento para cumprir os prazos exigidos.

 

Diploma

O MEC reconhece os diplomas dos cursos EAD e eles têm validade em todo Brasil. O que significa que eles têm o mesmo valor daqueles que são obtidos na modalidade presencial.

 

Bom, agora que você já sabe mais a respeito dos cursos de direito EAD, aproveite também para conferir estes dois posts que separamos: Séries sobre Direito na Netflix e Direito: 9 filmes que todo estudante da área precisa assistir.

Eduardo Costa

Comentar