Blog da UnP
Tecnólogo em design gráfico

Tecnólogo em Design Gráfico: saiba mais

Confira as vantagens e detalhes referentes ao curso, área de atuação e salário de um Designer Gráfico

Para quem está sonhando em conquistar o tão almejado diploma, já deve ter ouvido falar no Tecnólogo em Design Gráfico. Neste post iremos esclarecer as dúvidas mais frequentes a respeito desta graduação e explicar o funcionamento da área. Através desta leitura, guiaremos você a entender o dia a dia e as atividades do profissional.

Assim, além de explorar esta profissão de alta demanda, você confere como atuar na área! Veja a metodologia que possibilita que você se forme com qualidade, flexibilidade e em menos tempo. Falaremos mais ao final desse Post!

Tecnólogo em design gráfico
Tecnólogo em design gráfico: saiba mais

O Tecnólogo é profissionalizante tanto quanto um Bacharelado ou uma Licenciatura. Então, apesar do receio de alguns, é sim um curso superior, porém o objetivo e o foco são os diferenciais. O propósito é focar os ensinamentos e atividades, disponibilizados durante o curso, na prática da carreira de forma mais direcionada para o mercado de trabalho.

Sendo assim, há a redução na duração do curso de tecnólogo e em sua grade curricular por conta da sintese de conteúdo teórico. Geralmente, esse modelo de graduação possui de 2 a 3 anos de duração e por isso é indicado para estudantes que almejam a formação em menos tempo.

Saiba mais em nosso portal a respeito dos Cursos Tecnólogos EAD.

O que é Design Gráfico

Design Gráfico é o setor responsável pelo planejamento e a composição da comunicação visual de uma empresa por meio de tipografia, fotografia, tratamento de imagens, cores, vídeo, efeitos e formas. Este curso superior de Tecnologia capacita o profissional para a criação e produção de um planejamento de composições visuais, uma das áreas composta por almas artistas no mundo corporativo; os produtores gráficos!

Os projetos desenvolvidos terão a finalidade de solucionar problemas e promover o produto ou serviço oferecido. Este conteúdo pode ser utilizado para mídias online e offline, com diversos processos e ferramentas de produção gráfica e planejamento de marketing. Como, por exemplo, os aplicativos do pacote Adobe.

Além disso, este produtor de conteúdo  é fundamental para a analise a fim de uma melhor experiência de navegação de sites.

O que faz um designer gráfico

O profissional atua na produção gráfica de layouts de diferentes formas e fins, dando vida e identidade aos produtos, conteúdos, materiais e embalagens. Mas o grande  diferencial é a sabedoria em realizar o desenho e desenvolvimento visual.

Ou seja, produzir a identidade visual, manual da marca ou então aperfeiçoar o logotipo e comunicação já existente. Isso é uma mudança arriscada para as marcas, mas necessária para renovar e fortificar o nome. Então, é o Designer Gráfico quem personaliza o conteúdo, oferece uma melhor experiência e comunicação como um todo para os consumidores.

Principais formatos de comunicação de design gráfico:

A seguir listamos os principais formatos produzidos e reproduzidos às comunicações visuais, campanhas publicitárias e ações:

  • Identidade visual/logo;
  • Artes, layouts e posts para dispositivos móveis, desktop e redes sociais;
  • Tratamento e manipulação de foto;
  • Banners ou publicidades para páginas web;
  • 3D;
  • Folders;
  • Revistas;
  • Livros;
  • Cartões de Visitas;
  • Personalização de brindes;
  • Rótulos;
  • Adesivos;
  • Outdoors;
  • Layout de relógio de rua;
  • Layout de ponto de ônibus;
  • Embalagens;
  • Sinalizações;
  • Entre outros.

Como é o curso de Design Gráfico

O curso de Design Gráfico conta com diversas disciplinas com ligação a arte, expressão visual, entre outras. Disponibilizamos a nossa mais nova Matriz Curricular (clique aqui para conferi-la) para você ficar por dentro da  carreira acadêmica com a gente. Para seguir a carreira profissional, recomendamos o tecnólogo para pessoas interessadas em desenvolver e ampliar as competências e habilidades visuais.

O mercado de trabalho em Design é amplo e os estudantes poderão ocupar cargos em empresas privadas e públicas. Durante o curso, é necessario que o aluno desenvolva e se aperfeiçoe nas esguintes habilidades:

  • Desenvolvimento de paleta de cores;
  • Planejamento de criação;
  • Gestão de projetos gráficos e suas especificações;
  • Realizar composições de informações visuais e digitais;

Designer Gráfico: salário

Mas afinal, quanto ganha um Designer Gráfico? De acordo com o nosso site digital, no início da carreira a média salarial do cargo no Brasil é de R$1.651,00. Mas o salário do Designer pode chegar aos R$15.000,00, dependendo do tamanho da empresa, da localização, do nível de experiência do profissional e cargo.

Design Gráfico EAD

O tecnólogo em Design Gráfico na UnP EAD, é 100% online, os alunos contam com o apoio de tutores presenciais nos polos mais próximos. Confira aqui nossos valores atualmente. Vale lembrar que ingressando com a nota do ENEM você pode garantir sua bolsa através do desempenho dos últimos 10 anos!

Nosso curso de Design Gráfico tem a duração de 4 semestres, dois anos, e é reconhecido pelo MEC. O curso prepara o aluno para as adversidades do mercado de trabalho e incentivamos a atuação na área o quanto antes. Já que assinamos a documentação de estágio desde o 1º semestre!

E então? O que achou do curso Tecnólogo de Design Gráfico? É para você? Lembrou de algum amigo? Comente aqui embaixo e aproveite para tirar suas dúvidas com nossos atendentes pelos WhatsApp clicando aqui. 

Aproveite para dar uma olhadinha nestes dois posts que podem te interessar também: “Repertório Sociocultural: Entenda o que é” e “O que é MBA? Não comece o curso sem ler”

Julia Takita

Comentar