Blog da UnP
Acabei a universidade. E agora?

SOS: Me formei na universidade. E agora?

Confira dicas para se organizar após finalizar o curso universitário

Você terminou ou está terminando a universidade e não sabe o que fazer depois? Calma, é normal ter um frio na barriga nessa hora. Saiba que o mercado está aberto e cabe a você se manter em constante atualização para garantir sua empregabilidade. 

A graduação não é o fim, mas sim a porta de entrada para a realização de sonhos. O diploma universitário garante uma jornada promissora para seguir sua carreira e conquistar ainda mais objetivos na sua especialização. 

Para ter uma carreira de sucesso há várias fases e a universidade é uma delas. Temos certeza que você achou que terminá-la seria impossível…Mas, olha agora? Você conseguiu. O importante é continuar com a cabeça erguida para alcançar todas as suas metas. 

Acabei a universidade. E agora?
Acabei a universidade. E agora?

Mercado de Trabalho e universidade

Após terminar a universidade, é preciso se preocupar ainda mais com o mercado de trabalho. Com isso, criar um bom currículo é essencial para você se sobressair e chamar atenção das empresas para as diversas oportunidades que existem. 

No entanto, não envie currículo para todas as vagas que aparecerem. Antes de começar a procurar uma, é necessário se conhecer para que você saiba quais são as funções que encaixam melhor com o seu perfil. 

Por meio do autoconhecimento fica mais fácil de entender quais são as melhores escolhas para sua carreira e qual vaga te fará se sentir feliz e capaz. Os seus primeiros empregos podem não ser o cargo ideal, mas isso é normal no começo da construção de uma carreira. 

No entanto, mantenha a mente aberta. Pois, em cada oportunidade você conhece novas pessoas que podem te ajudar no futuro e a crescer profissionalmente. 

Como tornar o seu currículo mais atrativo? 

Proatividade é fundamental 

Proatividade é a arte de se esforçar para que algo aconteça. Ou seja, se você quer ter um currículo mais atrativo, pesquise eventos e informações sobre sua área para estar sempre atualizado(a) e ser visto dentro do seu círculo profissional. 

Inspire-se em seus modelos profissionais 

Se inspirar em seus modelos profissionais é uma dica para crescer. Por exemplo, quais são as qualidades que essa pessoa tem para você admirar tanto ela? Quais cursos que ela fez ou prêmios que já participou? Investigue para te inspirar a ir em busca de novas habilidades e competências. 

Peça feedback 

Peça feedback sobre sua postura profissional e veja quais são seus pontos de melhoria. Sempre temos algo para aprender e aperfeiçoar. 

Aprenda novos idiomas 

Aprender línguas é uma forma de enriquecer o seu currículo. Saber falar outro idioma é uma das habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho. 

Faça cursos de curta duração depois da universidade

Os cursos de curta duração são muito importantes para você se especializar e ficar ainda mais expert na sua área. Nos cursos da Ânima Educação, você desenvolve habilidades e competências singulares para colocar no seu currículo. 

Lembre-se sempre de se perguntar o que te traz felicidade e se abra para correr os riscos necessários e ter novas experiências. Você vai ver, com o tempo a sua paixão é descoberta. Levar a sério sua empregabilidade é um diferencial no mercado de trabalho, por meio dela você consegue aperfeiçoar ainda mais na sua área de atuação e seus conhecimentos específicos. 

Uma dica extra é anotar e traçar metas para ficar mais fácil de pavimentar o seu caminho até o seu objetivo final. Só você sabe as melhores ferramentas que funcionam com você. 

Por fim, não desista e dê o seu melhor a cada dia em prol de se tornar um(a) ótimo(a) profissional. A jornada para o sucesso é longa e cheia de pequenos esforços, mas que no futuro valerão a pena. 

Sugestão de leitura: Educação e empregabilidade: entenda a relação entre ambos | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar